"É só mais um dia mau"

Às vezes, liberto a ditadora que tenho dentro de mim e fico com uma enorme vontade de mandar as liberdades individuais a um certo sítio e obrigar os meus concidadãos a voltar à escola e ler, ler, ler, ler até não aguentarem mais!
Mesmo que eles não queiram ser capazes de interpretar o que lêem, forçá-los a tal! Mesmo que se recusem a desenvolver raciocínios próprios, obrigá-los a pensar e criticar pelas suas próprias cabeças!! E quando já não aguentarem mais, sujeitá-los a 14 horas diárias de lições de História!

É que estou farta destes meus concidadãos que se julgam muito informados e aptos a discutir qualquer tema apenas porque lêem o jornal!!

E não há paciência para esta nova moda de falar e opinar sobre tudo sem se saber do que se fala! Liberdade de expressão, chamam-lhe. Pois eu chamo-lhe liberdade de exposição de pobreza intelectual e falta de humildade.

Acaso teria algum sentido eu vir para aqui mandar uns bitaites e criticar a opinião deste ou daquele outro cientista acerca de uma questão qualquer da biologia?
Nem é necessário ir tão longe!
Alguma vez me viram ditar opiniões sobre futebol? Não. Porquê? Porque não percebo nada de futebol, logo, apesar de ler a parte desportiva do jornal e até ver alguns jogos, não me acho minimamente habilitada a discutir qualquer assunto do âmbito futebolístico.

Ora, se assim é, o que leva certos pseudo-intelectuais (pseudo-iluminados) a mandar bitaites sobre questões relacionadas com os Tribunais e a Justiça? Acaso julgam que basta ler o jornal para se falar de Direito?
Pergunto-me: que ando eu a fazer há 7 anos a estudar Direito e Justiça se afinal me bastava ler o jornal diariamente?!

Pode parecer brincadeira, mas estou a falar muito a sério!
Da maneira como as coisas estão (acho piada quando as pessoas iniciam uma frase desta forma), parece-me bastante plausível que, se me sentasse à mesa com um estudante do ensino secundário e um jornalista e discutíssemos questões de Direito, Justiça e administração desta, o estudante do secundário não acreditaria numa única palavra que eu lhe dissesse mas poria as mãos no fogo pelo que lhe dissesse o jornalista.

É isto que estamos a construir...

1 sobreviveram ao "lápis azul":

Anônimo disse...

...a babilónia...


heil.com