Insha'Allah!

O assunto do momento é (mais uma vez...): Irão.
Nunca visitei esse país e a verdade é que, mesmo à distância, nunca consegui formar uma opinião fechada sobre os assuntos que o envolvem.
Tive, contudo, a sorte de ter como colega uma iraniana/alemã que partilhou comigo a sua história. Ela própria não se considerava iraniana porque tinha deixado o país quando era muito nova, para ir viver para a Alemanha, e ia ao Irão apenas nas férias.
Quando era criança, o pai teve de fugir para a Alemanha. Em consequência, a sua mãe foi presa e torturada durante alguns meses. Enquanto a mãe estava presa, o resto da família tratou de tudo o que era preciso para que, assim que saísse da prisão, deixasse o país e fosse ter com o pai. A minha colega lembrava-se de, nessa fuga, ter passado por algumas aldeias no Afeganistão onde ela e o irmão estavam proibidos de falar para não correrem o risco de serem apanhados.
Entretanto cresceu e estudou (Direito) na Alemanha e passados vários anos a família conseguiu ter autorização para visitar o Irão. Segundo ela, não se importava muito por ter de usar véu e ter de cumprir algumas regras para cobrir o corpo (dizia que eram só umas férias e depois regressava à Europa onde se vestia como bem lhe apetecia - e com cada decote....) mas a sua mãe não lidava bem com a situação. Nos primeiros dias aguentava mas ao fim de pouco tempo começava a ficar muito stressada e chegou a fazer algumas cenas e mandar uns berros no aeroporto quando, ao passar pela vistoria para o embarque de iranianos (sim, mesmo antes de entrar no avião, com destino à Europa, as vestes das mulheres eram controladas), alguma fiscal lhe chamava atenção para um bocadinho de perna demasiado à mostra. Quanto ao pai, pelo que sei, nunca mais lá voltou.
Ela dizia nessa altura (em 2006) que mais cedo ou mais tarde aquele país ia "dar uma volta" porque muitos dos jovens (e referia-se com frequência às primas) não estavam para aturar aquele modo de vida muito mais tempo.
Querem ver que tinha razão?

2 sobreviveram ao "lápis azul":

B' disse...

Pelos vistos, tanto jovens como adultos já não estão para aturar aquilo!

Gayja disse...

Esperemos ansiosamente pelo resultado... :)